Perguntas mais frequentes
-
O que é o apinhamento dentário e como tratar?
O apinhamento dentário é uma alteração muito comum no posicionamento dos dentes. Ocorre principalmente nos dentes anteriores inferiores, devido a falta de espaço na arcada dentária. Os dentes apinhados podem se apresentar girados ou desalinhados. A correção da posição dos dentes é importante, já que dentes apinhados levam a um maior acúmulo de placa bacteriana, podendo causar problemas como cárie, gengivite e até periodontite. O apinhamento dentário pode ser corrigido com o uso do aparelho transparente Invisalign ou com aparelhos ortodônticos fixos.
-
Que tipos de aparelhos ortodônticos podem resolver problemas na posição dos dentes?
Hoje em dia há diversas opções de aparelhos ortodônticos, que se adequam a todos os tipos de pacientes. O Invisalign é um aparelho invisível e removível, capaz de melhorar a posição dos dentes de maneira mais rápida, com estética e conforto. Os aparelhos fixos promovem a melhoria da posição dos dentes, são utilizados 24 horas por dia e nos oferecem excelentes resultados. Os aparelhos fixos podem ser metálicos ou de safira, que oferecem mais estética durante o tratamento ortodôntico.
-
O que é um implante dentário?
Implantes dentários são feitos em titânio (material biocompatível) e tem a função de substituir a raiz dental perdida. Os implantes são instalados por meio de um procedimento cirúrgico e ficam no osso maxilar ou mandibular, abaixo da gengiva. Após a sua instalação, os implantes dentários permitem ao dentista instalar um dente substituto fixo sobre o implante. A substituição de dentes perdidos por implantes dentários permite ao paciente recuperar o sorriso, a qualidade e função mastigatória, a estética facial, a auto-estima e o convívio social.
-
Os implantes dentários apresentam contra-indicações?
Não existem contra-indicações absolutas no tratamento com implantes dentários. No entanto, existem algumas patologias sistêmicas que podem atrasar o processo de cicatrização e comprometer a reabilitação com implantes dentários. O dentista tem a obrigação de realizar uma história clínica detalhada do paciente, com o objetivo de obter todas as informações sobre o estado de saúde geral e planejar o caso da forma mais segura. Certos hábitos, como o fumo, também podem comprometer o sucesso do tratamento com implantes dentários.
-
Quanto tempo dura um implante dentário?
Não é possível determinar o tempo que um implante dentário irá durar. A sua duração depende do cuidadoso planejamento do caso clínico por parte do dentista e, principalmente dos cuidados de manutenção após a instalação. Estes cuidados são a chave para o sucesso e longevidade do tratamento, devem ser realizados para o resto da vida e envolvem a higienização oral cuidadosa, visitas regulares ao dentista e uma boa saúde geral.
-
A instalação de implantes dentários é um tratamento doloroso?
A reabilitação com implantes dentários envolve procedimento cirúrgico realizado sob o efeito de anestesia local. Após a cirurgia, o paciente é medicado para ter um pós-operatório seguro e confortável e para reduzir o edema e qualquer dor que possa ocorrer.
-
Quantas vezes por ano devemos visitar o dentista?
A consulta para a realização de profilaxia (limpeza) deve ser feita pelo menos a cada 6 meses. A frequência de retorno para a profilaxia depende do nível de higiene oral que o paciente consegue manter em casa. Em alguns casos é recomendado que a profilaxia seja feita com mais frequência.
-
Quando se deve trocar a escova de dentes?
A escova de dentes deve ser trocada a cada 3 meses ou quando se verifica desgaste excessivo das cerdas da escova ou cerdas desfiadas. Quando as cerdas da escova se desgastam, perdem a sua eficiência em remover a placa bacteriana da superfície dos dentes.
-
Qual a escova de dentes ideal?
A escova de dentes ideal apresenta cerdas macias ou extra-macias, cabeça pequena para que possa alcançar os dentes posteriores sem machucar a gengiva e um cabo que permita uma boa apreensão da escova nas mãos.
-
Qual a importância de usar o fio dental?
O fio dental é fundamental para remover a placa bacteriana e os restos de comida que ficam aderidos nos dentes e gengivas. O fio dental alcança lugares onde a escova não consegue limpar, sendo complementar à escovação. É importante instrumento na prevenção de cáries e doenças gengivais, como gengivite e periodontite. -
Com que idade meus filhos devem ir ao dentista?
A primeira visita do seu filho ao dentista deve ser feita bem cedo, ainda quando bebê, antes mesmo do aparecimento do primeiro dente. Esta consulta é de grande importância para informar os pais a melhor maneira de cuidar dos primeiros dentes e o que fazer a fim de evitar cáries e aliviar o desconforto provocado pelo nascimento dos dentes. -
O clareamento dentário funciona para todos os pacientes?
Os resultados são diferentes de pessoa para pessoa, apesar de serem bastante significativos em quase todos os pacientes. É importante que o dentista avalie bem o caso, para indicar o melhor tipo de clareamento e adequar as expectativas do paciente. Os resultados do clareamento dependem dos hábitos, da alimentação e da estrutura dentária de cada paciente.
-
O bicarbonato de sódio auxilia no clareamento dos dentes?
O bicarbonato de sódio não é recomendado para clarear os dentes, já que é um forte abrasivo e promove desgaste da superfície dental, causando perda de estrutura dentária e até sensibilidade. Além disso, o bicarbonato de sódio atua apenas na camada superficial, limpando resíduos que se acumulam no esmalte. Quando usado em casa e com frequência, o bicarbonato é capaz de clarear a superfície dos dentes, porém com resultados temporários e perigosos. O clareamento dental realizado e acompanhado pelo dentista, consiste na remoção de pigmentos dos dentes sem abrasão e sem afetar a estrutura dentária.
-
O que causa sangramento gengival?
O sangramento gengival não é normal e a causa mais comum é inflamação na gengiva, condição chamada de gengivite. A gengivite é causada pela remoção inadequada da placa bacteriana aderida nas superfícies dos dentes, próxima à gengiva. O tratamento para a gengivite consiste em aprimorar os hábitos de higiene, realizando boa escovação em todas as refeições e uso de fio dental. Se não houver remoção desta placa bacteriana por meio de escovação e uso de fio dental, a placa endurece e forma o tártaro.
-
O que causa a cárie?
A cárie é uma doença que causa desmineralização da estrutura dental, provocada quando a placa bacteriana não é totalmente eliminada com a escovação e o fio dental. As bactérias presentes na placa bacteriana produzem ácidos que desmineralizam o esmalte e criam pequenas cavidades nos dentes.
-
Como prevenir a cárie?
A melhor maneira de prevenir a cárie é realizando uma boa escovação dos dentes em todas as refeições e utilizar o fio dental pelo menos, uma vez ao dia. O uso de cremes dentais e enxaguantes bucais com flúor ajudam na prevenção da cárie, visto que o flúor penetra na estrutura dental tornando-a mais resistente a cárie.
-
Pode haver lesão de cárie em dentes desvitalizados?
Os dentes que passaram por tratamento de canal são chamados dentes desvitalizados. O tratamento de canal consiste na remoção do nervo e vasos sanguíneos presentes dentro do dente, mantendo a estrutura dentária. Desta forma, os dentes desvitalizados podem sim ser acometidos por cárie e precisam passar pelos mesmos cuidados de higiene que os demais dentes da boca.